nov 09, 2023 - 09:25
Olá Alexandre, tudo bem?
Eu trabalho no workana há mais de 4 anos e sou HERO na plataforma e sim existem muitos projetos sem muita especificação, por isso a opção de pergunta, você pode fazer quantas perguntas forem necessárias, mas até mesmo em perguntas, é ideal que você se apresente de maneira breve e fale como você pode ajudar e explique que antes de passar um orçamento você tem algumas dúvidas e pergunte tudo, mas nunca, JAMAIS, se esqueça de se apresentar e falar a sua experiência como freela.
Evite se delongar demais, a maioria dos clientes odeia ler aqueles textões gigantes, nunca apresente uma proposta com valor sem saber do que se trata o projeto, eu além de freela, eu também contrato na plataforma e um erro gigante que eu vejo é os freelancers enviando propostas com valor sem ao menos saber do que se trata o projeto, qual será a duração, qual tamanho ( e algumas contratações que faço eu não coloco porque preciso conversar com a pessoa, mas ai é só perguntar que marco uma reunião e explico) e existem aqueles que enviam propostas sem ler o que está detalhado e não falam nada com nada, enchem muita linguiça e a gente como contratante percebe que a pessoa não leu o projeto e muitas vezes nem se encaixa no perfil, então evite esses erros, só se candidate para um projeto que você tem certeza que pode executá-lo, se tem dúvidas pergunte.
Sabe algo ótimo de se fazer e ter uma boa taxa de resposta? Convide seus clientes para reunião, estimule isso, que você quer conversar, porque tem interesse no projeto e pode se apresentar melhor, explique que você é iniciante apenas na plataforma, mas é uma pessoa com grande experiência e que pode contribuir significativamente para o projeto dele com isso, isso e aquilo.
O workana no início é realmente muito dificil, isso não vou mentir para você, o meu início também por aqui era regado de vácuos, mas tem que insistir, não adianta pensar que com uma semana irá conseguir projetos, tem que ter paciência e persistência, parece meio clichê mas a realidade e acontece que também depois que passou a pandemia houve muita procura pelas plataformas freelas, tanto pessoas querendo trabalhar quanto contratar, e a qualidade de alguns projetos e clientes caiu um pouco, por isso essa quantidade gigante de contatos que são ''credito'' devolvidos, um tempo atrás a plataforma também passou por uma invasão de scammers (golpistas internacionais) tentando dar golpe com projetos falsos (FIQUE MUITO ATENTO A ISSO, JAMAIS ACEITE PAGAMENTOS POR FORA E NEM CONVERSE POR TELEGRAM) e depois dessa leva o ritmo diminuiu muito e vocês que estão começando agora devem ter sentido um pouco essa diferença.
No mais as dicas que tenho são essas, mande perguntas, chame para reunião, faça propostas personalizadas, não se delongue demais, passado uma semana ninguém te respondeu? Volte chamando essas pessoas no chat caso o projeto ainda esteja em aberto, e é isso.
Te desejo sorte e bons projetos Alexandre!
Adicionar Novo Comentario