Respostas
mar 15, 2024 - 11:56
Espero que tenha te ajudado em algo...
mar 15, 2024 - 12:02
Olá Luis;
Primeiro de tudo, se você já tem um perfil aprovado e se paga o plano premium ou pro, tens acesso aos testes da plataforma. Faça todos os testes aplicáveis a sua área de atuação, e tente tirar neles a maior pontuação possível. Esses testes demonstrarão ao cliente que pelo menos tens domínio do assunto.
Posteriormente, dê uma olhadinha no feedback das suas propóstas. Os clientes te respondem? Qual a sua taxa de retorno?
Talvez seja o caso de você mudar sua abordagem, adotar um tom mais profissional, etc.
Não tenho ideia de como são suas propostas, mas, de acordo com o texto de sua pergunta, você usa muitas abreviaturas, comete alguns erros de pontuação, coisas que podem soar não tão profissionais.
E sobre o preço, voCê deve cobrar mais barato, mas não tão mais barato. No trabalho de R$200, por exemplo, cobre R$140. É uma margem que ainda faz do trabalho aceitável pra ti, e que passa ao cliente algum nível de profissionalismo.
Propostas com preços baixos demais são ignoradas pelos bons clientes.
Por fim, dê uma olhadinha em como está seu perfil. Se a foto está boa, se sua tagline está boa, se suas habilidades estão devidamente marcadas, se tens um portfólio "Quem trabalha com design ou programação pode vincular o Beance".
Com tudo isso aplicado, tenho certeza que consegues algum projeto com algum esforço. Não será fácil, óbvio, mas não é nada impossível.
De todo modo lhe desejo boa sorte =).
mar 15, 2024 - 15:58
Olá Luis, tudo bom?
Que ótima oportunidade você me deu para dar essa resposta. Muito grato!
Olha, eu penso que nada na vida vem fácil, e talvez a minha resposta não seja a mais polida que você vá ler aqui na pergunta, mas se juntar com as demais respostas dos colegas aqui da plataforma, vai chegar na mesma conclusão sob diferentes perspectivas.
Pra começar, um resumo da minha história: Estou há um ano na plataforma, assim como a colega Camila logo acima. Ambos estamos no nível "Hero" na data dessa postagem, e ambos começamos do zero (iron), assim como todos... e assim como você.
"Ah, mas precisa pagar para conseguir serviço" - Sinceramente, sim. Precisa. Para você conseguir algum job na conta gratuita você não precisa apenas ter competência mas uma baita sorte. Ademais, os assinantes tem suporte da plataforma, e o que eu costumo chamar carinhosamente de "proteção anti calote", por conta do fluxo de pagamento da garantia dos clientes ao aceitarem seu projeto. Isso não é exclusividade da Workana. Outras plataformas freelancer operam exatamente da mesma forma, e te digo mais: Plataformas gringas são ainda mais caras. Então fica a primeira dica: Tente ver o copo "meio cheio" e não "meio vazio".
Pois até em situações ruins você ganha aprendizado.
Eu quando era Iron, não enxergava nem o primeiro nome dos clientes (Spoiler: Vc só começa a ver o primeiro nome depois do nível Bronze, pelo menos até a data dessa minha resposta). Mesmo assim, não me abalei pq eu queria muito iniciar uma rotina como freelancer.Eu coloquei muita energia nesse projeto pessoal. Eu sempre fui autônomo na minha carreira, desde trabalhos de rua até o conforto de uma plataforma como a Workana (e as outras, tanto nacionais quanto estrangeiras).
Segunda dica: Esteja realmente disposto, senão é melhor nem iniciar a jornada. Ser freelancer é mais do que uma forma de trabalho, é para muitos (eu incluso) um estilo de vida. Mas eu tenho perfil para isso, nem todos tem esse perfil. Algumas pessoas preferem modelos diferentes de trabalho, e está tudo certo. Essa variação de perfis permite que a economia da sociedade gire como uma engrenagem. Será que você, como parte dessa "engrenagem social", está encaixada no lugar certo? Fica a reflexão.
Se mesmo assim você está disposto a continuar, ótimo! Meu início foi horrível aqui na plataforma. Criei a conta em janeiro, ela foi recusada. Deixei passar um tempo, e retornei em agosto de 2023, sendo aprovado dessa vez. Como eu estava decidido a colocar energia nisso, investi (não gastei) no plano premium. Eu tinha certeza de que ia ter êxito, se eu "jogasse o jogo".
Eu fui criativo em meus textos de contato inicial.O primeiro projeto demorou 2 semanas para aparecer, e eu ganhei míseros R$ 24,70. Tenho o print desse projeto até hoje para lembrar de como comecei aqui. Eu via os "Heroes" da plataforma, e pegava dicas (alguns tem canais no youtube, mas não dá para divulgar, sabe como é... regras da casa... seja pró ativo e procure), acessava os portfólios dos colegas, encontrava pontos positivos e negativos em cada um, e absorvia tudo o que me servia. Replicava.. por muitas vezes fiz melhor que os veteranos.
Aqui vem a resposta da sua pergunta principal: "Como crescer e conseguir trabalhos na plataforma se ninguém da oportunidade?"
A resposta é: Ninguém vai te dar oportunidade, todos nós somos seus concorrentes.Se eu tivesse iniciado aqui na Workana hoje, e te encontrasse "na estrada" disputando o mesmo projeto comigo, eu faria de tudo para ganhar esse cliente de você e nunca te dar essa chance. O nome disso é "concorrência". Sempre existiu, sempre vai existir.
Mas e a oportunidade?
Bem, crie as suas próprias oportunidades. Não olhei (nem olharei, desculpe... falta de tempo) seu portfólio. O que eu fiz, para começar do absoluto zero? Criei os meus produtos fake, e apliquei as técnicas que eu queria demonstrar para os clientes.
Terceira dica, anota aí: "Não importa se o seu portfólio mostra um trabalho 'de verdade' feito para uma empresa que te contratou. Ele tem que mostrar o que você sabe fazer e quer demonstrar."
Todo freelancer que se preze começou assim, e poucos admitem isso hahaha... fica o ouro aí para você e quem mais ler esse relato.
Tinha uma meta em agosto de 2023: Virar Hero em 6 meses. Comecei a respirar trabalho. Esgotava minhas conexões todas as semanas, e por isso o plano premium mais caro é importante: A minha média de conversão no início em 2023 era de a cada 80 contatos realizados, fazia 1 fechamento. (Claro que isso varia da sua expertise, e o mercado que atua)
Quarta dica: Já tomou quantos "nãos" hoje? Dobre essa meta.
O meu último projeto de 2023 também me colocou no nível "Hero". Atingi a meta em 4 meses de trabalho incansável, e a mesma energia que eu tinha em agosto de 2023, tenho hoje em março de 2024. Não mudei absolutamente nada e os contatos semanais triplicaram... hoje são praticamente "infinitos" (são tantos que eu não consigo zerar todos na semana hahaha). Isso acontece porque hoje eu tenho uma carteira de clientes que confiam em mim e também outros que me convidam para os projetos - todo freelancer com algum tempo de casa tem isso aqui.
Por fim, sua pergunta: "vcs acham justo cobrar 20 reais por um serviço q custa 200?"
Resposta: Justo não é, mas a vida não é justa para ninguém . Se você busca justiça e igualdade num ambiente virtual onde milhões de pessoas acessam todos os dias, acho melhor rever sua visão de mundo e procurar algo que vá mais de encontro com o seu perfil. Ou seja: Não é legal começar assim, mas é a forma como todos começaram e tiveram disposição para desenvolver sua carreira aqui na plataforma, e apenas depois disso, começar a ser reconhecido pelos clientes e serem requisitados por eles.
Resumindo... Ser freelancer :
- Não é fácil ;
- Não é justo;
- Você precisa de muita força de vontade para dar conta;
- Você provavelmente vai trabalhar mais do que o dobro de um funcionário CLT no mercado formal;
- Você vai ter (muito) retrabalho de cliente exigente;
- Você vai ter que estudar sempre, nunca parar de aprender coisas novas;
Dito tudo isso, te pergunto: Você está pronto para isso? É isso que você realmente quer? Não é vergonha alguma reconsiderar e buscar o que ama fazer na vida, como fonte de renda. Talvez o seu lugar não seja aqui como freelancer . Essa resposta, só você pode se dar.
Já me falaram para desistir da Workana pois " freelas pagavam migalhas"... Essa foi uma das frases que mais me motivaram a chegar onde estou hoje. Não digo do " nível Hero " não ... é apenas um status e uma borda verde no seu perfil. Se eu (e todos os freelancers ) dependessem de esperar o Hero chegar para prosperar, morreriam de fome antes.
Pegou a mentalidade necessária ? ;)
E os pontos positivos? Claro que tem muitos pontos positivos. Mas estes você vai descobrir com o passar do tempo, se decidir permanecer nessa estrada.
Te desejo sorte em suas escolhas, e mais sorte ainda se disputarmos o mesmo projeto na plataforma. Não por eu "ser hero ", mas por eu ter uma vontade que poucos tem . #mentalidade
Finalizo essa longa resposta com a frase de Rick Chesther (pesquise no youtube e assista o "vídeo 01" do canal dele): "Pega a visão!"
Adicionar Novo Comentario