Olá comunidade! Estou trazendo aqui alguns questionamentos sobre o novo sistema de comissões do workana e gostaria de pedir a atenção para discussão de alguns pontos importantes.
Já trabalho com o Workana ativamente a praticamente 1 ano e queria deixar claro que sou apaixonado pela plataforma, além disso reconheço a necessidade de investir na mesma e concordo plenamente que uma plataforma como o Workana deve ser dinâmica e sempre procurar meios de atingir novos patamares de crescimento. Acredito que esse seja o intuito do novo sistema de comissões.
Segue abaixo as novas regras:

Não vou desconsiderar a possibilidade e eu não ter entendido algum ponto, mas algo aparentemente não está tão equilibrado e é por isso que eu venho trazer esses questionamentos:
1º Questionamento:
"Por um lado, o cliente deverá pagar um “custo de serviço” que representa uma valor equivalente a 4.5% do total."Eu fiz uma simulação como cliente contratando um freelancer por R$ 100, como pode ser visto na imagem abaixo:

Como podem ver contratando como cliente um freelancer por R$ 100 reais eu vou pagar R$ 15 reais de taxa de serviço. Não era 4.5% do total?
Eu pensei positivamente que, se o cliente pagar uma comissão menor ele vai se sentir implelido a investir mais na plataforma, mas pelo que estou vendo, ele vai continuar pagando os mesmos 15%.
Porque a regra dos 4.5% não funcionou para o cliente?2º Questionamento: "
Analisando a margem de comissão escalonada"

A margem de USD 0 a USD 300 é aceitável, pois chegar ao valor de R$ 1,163.13 com um único cliente é algo que quem faz um trabalho sério na plataforma vai conseguir com algum esforço. Mas a margem de USD 3000 para conseguir pagar uma comissão de 5% é muito fora da realidade.
O valor de USD 3000 representa hoje R$ 11.631,30. Não sei se essa margem foi feita analisando a realidade de outros países e apenas aplicada também no Brasil, mas é muito difícil chegar a esse valor para que o freelancer pague uma comissão menor. Mesmo com serviços recorrentes isso dificilmente vai ocorrer.
3º Questionamento: "
O encontro das comissões"
Se o cliente está pagando os mesmos 15% como pode ser visto na simulação acima e o freelancer agora em grande parte das vezes está pagando agora os 20%, mesmo vendo com a mais positiva visão estou sentindo um desequilibrio nessas novas regras. Isso também levando em consideração que em grande parte das vezes o freelancer ativo vai pagar também um plano mensal.
Nesse caso o workana saiu da comissão de
15% para
35%, quando a ideia no post do workana era dividir as comissões entre freelancer e cliente.
Concordo que o workana agrega muito valor e que é uma ótima plataforma, mas algo nas novas regras me parece desequilibrado e não vejo onde isso pode ajudar o freelancer e o cliente. No final das contas ajuda a plataforma, mas acho que não trouxe uma melhora para os "clientes" (freelancers e empresas).
Alguém concorda ou gostaria de acrescentar seu ponto de vista ou explicar algo que eu não tenha entendido?
Adicionar Novo Comentario