Pela minha experiência no Workana até agora, me parece que uma grande parte dos clientes não valoriza o profissional. Pra piorar, a plataforma impõe limites artificiais apenas do lado do freelancer, sem comunicar esses limites ao cliente.
Ganhei três projetos, e em dois deles os clientes sumiram na fase final. Como estou no nível Bronze, só posso executar um projeto por vez, sem a possibilidade sequer de agendar novos projetos, portanto... É um prejuízo enorme.
Para agravar o problema, como as regras me impedem de me comunicar com o cliente por fora da plataforma, as "soluções" apresentadas são cancelar ou arbitrar; ambas servem como punição ao profissional.
Dito isso, é uma questão de sobrevivência identificar e evitar tais clientes antes de fechar proposta e estar atado a eles. E histórico de 5 estrelas não é um indicador confiável de bom cliente: um dos clientes que sumiu tinha 5 estrelas e 80 projetos contratados. Em compensação, o cliente que não me deu trabalho era novo na Workana...
Quais são os sinais de alerta que maus clientes dão, na sua experiência?
Como exemplo de cliente problema em potencial, olhem essa conversa que tive ao discutir os detalhes de um projeto:
Cliente: o videos GRANDES serão enviados semanalmente, de cada um deles, deverá sair mais ou menos essa quantidade. As vezes mais, as vezes menos. Isso vai depender do tipo do vídeo.
Eu: Você não tem como enviar todos os videos de uma vez? O Workana me limita a executar apenas um projeto por vez, então pra mim é melhor entregar o projeto completo o mais rápido possível Eu: Outra alternativa é fecharmos um pacote com 6 videos e ir renovando através de extensões (que não contam no limite de projetos em execução)
Cliente: É porque os videos grandes serão gravados semanalmente, e esse é um projeto que não acaba. Deu pra entender agora? Cliente: POr isso estou pedindo um orçamento MENSAL, porque isso é recorrente... Cliente: como se fosse um projeto de 1 mês pra 25 videos, porem no outro mês tem de novo. Cliente: Então eu considero que a cada mês, tem um novo projeto, que é igual, porem com vídeos diferentes.
Não sei de onde ele tirou a ideia de que é aceitável falar dessa forma com as pessoas, mas se ele, além de se mostrar inflexível, é tão arrogante, imagine estar atado e com todas as regras do site a favor dele.
E bem tenso trabalhar com esse tipo de situação, mas eu to seguindo uma estratégia que eu inventei na workana, enquanto eu estou em niveis baixo eu procuro projetos rápidos, que eu sei que levarialevaria até 3 dias, assim conforme aumentar a reputação, você ter mais de um projeto em andamento.
Então, pelas regras antigas essa estratégia funcionaria bem e eu era Silver (podia fazer dois projetos ao mesmo tempo), mas tem o risco de não atingir o faturamento mínimo...
Antes isso funcionava bem na plataforma até para ampliar o seu feedback dos clientes. Agora a dificuldade de manter ranking e conseguir projetos só piorou. Ou seja, de qualquer forma os freelances vão é passar fome com essas novas regras.
Adicionar Novo Comentario
Mirna Pagnossin
dez 12, 2019 - 23:38
Ola!! Ja passei mto por isso Marcos e penso que so veem o lado do cliente mesmo! "as "soluções" apresentadas são cancelar ou arbitrar; ambas servem como punição ao profissional." PURA VERDADE!!!!! Qq coisa que aconteça nos somos punidos... mesmo que o cliente esteja completamente errado, JAMASI ganhamos 100% quando entramos em arbitagem, isso sim é mta sacanagem. E com isso aprendi duas coisas básicas:
1. Menciono TUDO pro cliente antes de fechar a proposta (inclusive o que NÃO está incluindo...) por isso estou fechando menos proposta, pq quando colocamos algo que tao transparente, espanta os clientes com má intenções. Mas pelo menos nao fecho com falcatrua
2. Dizer na proposta (depois que ja esta quase fechando) que as entregas sao aos poucos... nao deixo para receber 100% quando termino, senao corrro o risco (e aconteceu varias vezes) de dar problema na ultima fase e perdi tudo por isso. Então digo que, como propgramadora entrego em partes, exemplo: Faço a HOME e ele libera 10%, faço outras 3 páginas e libera 40% e etc...
Espero que te ajude! Ha mto tempo venho pedindo, implorando pro Workana gerar outra forma de entrega de trabalhos, de que valorizem o profissional mas infelizmente nada acontece... :(
A ideia de ir entregando por porcentagem é uma boa. Pois tive prejuizo com projetos concluidos em 100% e clientes não liberando os fundos, isso já ta virando quase um ano e a plataforma até agora não resolveu isso.
Mas quando é pra ferrar o freelance é no mesmo ato,
Mônica Poll
dez 13, 2019 - 01:08
Você pode indicar pra esse tipo de serviços trabalhar por hora..já fez essa experiência?